SEO não é uma ciência exata. Isso fica evidente ao tentar incorporar SEO e branding em uma estratégia. Este processo é complicado para dizer o mínimo. Por um lado, SEO lida com a colocação de palavras-chave e frases. Por outro lado, o branding lida com a lealdade e a cultura da empresa. Incorporar ambos os lados dilui a proeminência de ambos. Mas eliminar um ou outro pode não atender a todos os objetivos estratégicos e de marketing.
Mais uma vez, deve-se enfatizar que SEO é uma série de diretrizes e não uma ciência exata. Dito isto, a seguinte recomendação pode ser usada para satisfazer ambos os lados da equação. Em geral, palavras-chave e frases (ou seja, SEO) devem permanecer o foco de qualquer empresa em estágio inicial, enquanto a incorporação da marca da empresa deve aparecer mais tarde na evolução. Esta é simplesmente uma afirmação geral e não deve ser tomada palavra por palavra.
O raciocínio é bem direto. A princípio, ninguém sabe o nome da sua empresa, mas talvez estejam procurando por seus produtos ou serviços. Em outras palavras, você deseja segmentar palavras-chave e frases que se concentrem em sua oferta e não em sua empresa. À medida que você constrói lealdade e credibilidade, a marca se torna mais importante. É neste ponto que você pode querer incorporar mensagens corporativas para fortalecer o relacionamento com os clientes e incutir confiança em sua marca.
Um pensamento final sobre branding: se um pesquisador digitar o nome da sua empresa, é provável que encontre seu site de qualquer maneira. Isso se deve principalmente ao texto âncora e aos links de retorno. Portanto, otimizar o nome da empresa é bastante insignificante na maioria dos casos.
Moacyr Salim é CEO da Schrödinger Projetos Digitais. Atualmente, escreve para os blogs da empresa, e ocupa o cargo de Diretor Executivo das ramificações da Schrödinger LTDA Brasil (Design, Desenvolvimento, Tecnologia, Marketing & Publicidade e Arte).
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